 
                A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) anunciou a ampliação da Linha de Cuidado de Infarto e AVC, que agora alcança 19 municípios piauienses. A iniciativa tem contribuído significativamente para a redução das mortes por doenças cardiovasculares, que estão entre as principais causas de óbito no Brasil.
De acordo com o coordenador das Linhas de Cuidado de Infarto e AVC da Sesapi, Dr. Benoni Carvalho, o estado tem obtido resultados expressivos desde a implantação do programa.
“São cerca de 500 mil mortes no Brasil todos os anos em decorrência de doenças cardiovasculares, sendo o infarto e o AVC as principais causas. Diante disso, o Piauí desenvolveu a linha de cuidado do infarto e do AVC, e temos alcançado resultados surpreendentes”, destacou o médico.
Inicialmente, o projeto contemplava as cidades de Teresina, Parnaíba, Campo Maior, Floriano, Picos, Piripiri e São Raimundo Nonato — com o uso do trombolítico em casos de AVC isquêmico e suporte técnico especializado via telemedicina. Agora, o serviço também está disponível em Oeiras, Bom Jesus, Esperantina, Corrente, São João do Piauí, Simplício Mendes, Uruçuí, Canto do Buruti, Demerval Lobão, Elesbão Veloso, Amarante, Barras.
“Essa expansão tem sido essencial para salvar vidas. O médico que está em uma cidade menor não fica mais sem apoio técnico, o que reduz o tempo de atendimento e aumenta as chances de recuperação do paciente”, explicou Telmo Mesquita, diretor da Rede de Urgência e Emergência da Sesapi.
Segundo dados recentes do Ministério da Saúde, o Piauí registrou a maior redução percentual de mortes por AVC do país, e, somando os casos de AVC e infarto, lidera o ranking nacional, com uma queda aproximada de 29% na mortalidade. “Esses indicadores comprovam o sucesso do trabalho desenvolvido aqui no estado”, concluiu o coordenador.

 
                 
                