Fundação Antares logo
TV Antares
A TV Antares é uma emissora de televisão educativa brasileira sediada em Teresina, capital do estado do Piauí. Opera no canal 2 VHF e está em fase de implantação o seu sinal digital no canal 24 UHF, e é afiliada da TV Brasil. A emissora pertence a Fundação Antares, órgão do Governo do Estado do Piauí responsável pelas emissoras de rádio e TV educativas do estado.

Em 28 de dezembro de 1984, uma nota da coluna Roda Viva, do jornal O Dia, anunciava que a Secretaria de Educação do Piauí pretendia montar já no ano seguinte “a TV Educativa até o mês de setembro“. O governador de então, Hugo Napoleão, não colocou a emissora no ar ainda no seu mandato, que terminou em 14 de abril de 1986. Seu sucessor, José Raimundo Bona Medeiros, colocou a TVE Piauí para funcionar em fase experimental em agosto do mesmo ano.

Com uma programação que ia das 18 às 24h, a TV Educativa do Piauí, mais conhecido como TVE PI ou TVE-PI, retransmitia apenas a grade da TVE Brasil, gerada no Rio de Janeiro. Um jornal local, o TVE Notícias, exibido às 21h30 era feito em uma agência de publicidade, a Convence. Nessa época, a TVE ainda não tinha estrutura própria para fazer os telejornais de estúdio.

Em agosto de 1987, um decreto do então governador Alberto Tavares Silva cria a Fundação Antares. Com isso, a TVE PI passa a se chamar TV Antares. Nesse mesmo ano, a emissora passa a iniciar sua programação às 14h10 com programas infantis, entre eles destaques da TV Cultura de São Paulo como o Bambalalão (que concorreu ao Troféu Imprensa, promovido pelo SBT, em sua categoria).

Foi a partir dessa fase que começaram a surgir as primeiras produções “próprias” do Canal 2.
Entre 1991 e 2004, A Tv Antares foi extinta, teve seu nome modificado e estava com seus equipamentos sucateados, com frequentes quedas de sinais, que duraram por horas. 

Em 28 de junho de 2006, o canal 2 volta ao ar, agora voltando o nome de TV Antares, com propósito de fazer jornalismo público. Reestruturada, oferece programação pública e educativa própria e através da programação em rede da TV Cultura de São Paulo.

Em 22 de novembro de 2008, deixa a TV Cultura e se torna associada à TV Brasil.