Agricultores de Picos contabilizam prejuízos na produção de 2021
16/04/2021 - 10:21

Agricultor de Picos

Edivaldo cultiva feijão, milho e mandioca. Animado com a antecipação das chuvas, ele ampliou a área plantada, mas não teve sorte na aposta. As precipitações cessaram antes do tempo previsto. E agora, o agricultor torce pelo retorno das chuvas para diminuir os prejuízos.

“O feijão a gente ainda vai ter esperança, tirar um pouco. A mandioca está nascendo agora, mas se não tiver umas chuvinhas ela morre todinha no verão. Prejuízo total. Esse ano a safra praticamente negativa. Todo ano a gente tirava um feijãozinho, mas esse ano a gente tá vendo que não vai dar. É obrigado ir pra feira, não tem outro apelo”, disse o agricultor Edivaldo Freitas.

Seu Sebastião investiu mais de mil reais em seu plantio. Ele conta que contratou mão de obra, trator e comprou sementes. A expectativa era de que na área plantada colhesse mais de 20 sacas de feijão, mas a frustração foi total. “Eu gastei com tratar, com semente, com gente pra me ajudar a trabalhar. A previsão era de vinte sacas, mas vamos tirar só umas duas. Prejuízo na certa. Se não tivesse faltado chuva, tinha feijão para vinte sacos e daria uns 10 mil reais”, lamentou o agricultor Sebastião Feitosa.

Foto_16042021_100411

O município de Picos aderiu ao Garantia Safra, programa do Governo Federal que assegura uma renda mínima para agricultores que tiveram perdas acima de 50%, mas as vagas disponibilizadas não foram suficientes para atender a grande demanda. “Esse Garantia Safra é mais do que essencial para os produtores que foram cadastrados. Só que a gente sabe que nem a metade dos trabalhadores foram cadastrados por conta das vagas que não atingem nem a metade dos agricultores que precisam ser ajudados. E esse ano, a gente sabe, tá perdida a safra. O inverno foi embora e nós só dependemos mesmo do milagre de Deus”, ressaltou o agricultor Francisco Cardoso.

De janeiro até a primeira semana de abril, choveu 371 mm no município de Picos, no centro sul do Estado. As precipitações ficaram bem abaixo da média esperada para o período. Com a safra comprometida, os agricultores não perderam a esperança e buscam uma saída pela fé.

Jonas Rocha da TV Picos para o Sistema Antares de Comunicação