Rubens Pereira é escolhido para coordenar Câmara de Segurança do Nordeste
15/04/2021 - 10:16

Os integrantes da Câmara Temática de Segurança Pública do Nordeste reuniram-se pela primeira vez, na última quarta-feira (14), de forma virtual, oportunidade em que o coronel Rubens Pereira, secretário da Segurança Pública do Piauí, foi escolhido para o cargo de coordenador do colegiado, e Antonio de Pádua Cavalcanti, secretário de Defesa Social de Pernambuco e presidente do Conselho de Segurança Pública do Nordeste (Consene), designado para o cargo de subcoordenador.

Foto_15042021_100413

De acordo com o presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias, a câmara já está em pleno funcionamento e lembrou que lá atrás já haviam trabalhado a inteligência integrada do nordeste e explicou que havia muita burocracia na ações. Na oportunidade, o gestor citou ações recentes contra o crime organizado no Ceará, no qual o nordeste queria ajudar mandando policiais, delegados, investigadores, mas que havia uma burocracia muito grande.

O presidente do Consórcio Nordeste enfatizou que a Câmara de Segurança vai atuar desde os pequenos crimes como furtos, roubos, mas também assaltos a bancos , narcotráfico, lavagem de dinheiro e crimes de maior potencialidade. “O objetivo é reduzir homicídios, criminalidade, por que isso é importante para o desenvolvimento do Nordeste”, destacou Dias.

Segundo Rubens Pereira, nas próximas reuniões serão formados subgrupos que trabalharão diversas temáticas relacionadas à Segurança Pública e que serão definidas as prioridades e projetos viáveis. A meta é trabalhar de forma integrada na proteção de fronteiras e divisas dos estados para prevenir o tráfico de entorpecentes e armas. Por meio da Câmara Temática de Segurança Pública do Nordeste serão feitas pesquisas, formação e capacitação de policiais. “Vamos buscar soluções para que o governador possa apresentar no plenário do Consórcio Nordeste”, diz o coronel.

Antonio de Pádua diz que coordenar a câmara técnica é um desafio enorme para secretários e governadores. “Esta é uma integração das forças de segurança do nordeste, das atividades de inteligência e de equipamentos para a região”, disse o subcoordenador, afirmando ser fundamental esse enfrentamento regional à violência e criminalidade. “A partir de agora há uma formalização e a proposta firme e forte dos governadores do nordeste de fazer esse enfrentamento em conjunto por meio das Secretarias de Segurança dos Estados”, acrescentou o secretário e presidente do Consene.

Participaram da reunião virtual o secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, além dos secretários de Segurança da Bahia, Alagoas, Paraíba e Ceará e o secretário adjunto de Segurança de Sergipe, além da subsecretária do Consórcio Nordeste, Fernanda Coelho.

Fonte: Ccom