Acessibilidade no processo eleitoral é tema de debate na Fundação Antares
07/11/2019 - 15:58

Fórum de Comunicação
“Eleição 2020 com acessibilidade comunicacional” foi o tema de uma roda de conversa na sede da Fundação Antares na manhã desta quinta-feira,07.

Estiveram presentes no fórum representantes da Oab-PI, tribunais eleitorais,membros da sociedade civil, gestores  na área da comunicação e assessores de imprensa.

“Em um cenário em que se começa a discutir propostas eleitorais, como nós, pessoas com deficiência, vamos ter autonomia para escolher nossos candidatos, sem o total acesso ao que está sendo exibido nos meios de comunicação ?Por isso a importância desse tema”,destaca  Camilla Morais, da Comis. de Direito das Pessoas com Deficiência da Oab-PI.

No processo eleitoral, essa comunicação tem sido exigida dos partidos e candidatos nas propagandas eleitorais. A fiscalização deve ocorre de perto pelos tribunais eleitorais.

“São recursos como legendas, libras e audiodescrição. São obrigatórios nas campanhas eleitorais. É uma fiscalização ampla tanto de forma preventiva como efetiva nas eleições para que esses direitos sejam garantidos”,pontua Emanoel Fonseca, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Oab/PI.

Para o presidente da Fundação Antares, Humberto Coelho, “é preciso ter a preocupação se, de fato, nossa comunicação está chegando às pessoas, a todo mundo. Por isso foi muito valoroso que essa discussão tenha ocorri na sede da Fundação”.